ES

Tudo azul, todo mundo blue

A cor é um instrumento essencial para dominar um ambiente

Tons de azul são muito utilizados pelas pessoas, de roupas e acessórios até na decoração - interna e externa. O azul está presente em todos os lugares, do céu ao mar. Está relacionado a purificação e energias positivas, além de favorecer a paciência e a serenidade. Entre as muitas formas de criar harmonia nos ambientes, o uso de cores é uma ferramenta eficaz para transformar os espaços.

 

 

Energia da água
O tom azul é associado com a energia do elemento água. É uma cor que tem efeito tranquilizante. Atuando no sistema nervoso central, é capaz de diminuir a frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial. Possui propriedades antissépticas, refrescantes e adstringentes, proporcionando paz e relaxamento.

 


Tons de azul
Dentro da paleta de cores, é possível encontrar inúmeras possibilidades. Diferentes tons de uma mesma cor podem gerar dinâmicas bem diferentes em um ambiente. Em tons mais suaves, o azul evoca sentimentos de bem-estar e aconchego, deixando o ambiente mais inspirador. O azul claro, por exemplo, traz serenidade e proporciona profundidade, dando a impressão de um cômodo ser maior do que é.

 


Fotos: HGTV

 

O mesmo azul, em tons mais escuros e vibrantes, transmite autoridade e pode ser usado em ambientes mais reservados, como escritórios. Nuances escuras dessa cor merecem um pouco mais de atenção, pois podem oferecer uma sensação de frieza aos ambientes.

 


Fotos: Elle Decor e Better Homes and Gardens

 

O azul, em espaços externos, oferece serenidade, e, acredita-se que é um tom capaz de espantar maus fluidos. Harmonizar o azul com tons de branco ou verde, amarelo, rosa, vermelho e lilás podem resultar num cômodo surpreendente e aconchegante.

 

 

Utilizar essa cor em toldos e coberturas é uma ótima escolha, pois ele encaixa bem também como pano de fundo, destacando o restante do ambiente. Do mais pop ao mais clássico, são diversas opções de tons, tecidos e texturas para você brincar de criar na decoração dos espaços externos.

 

Deixe seu comentário

OU

deslize o botão para liberar o envio

Priscyla

10/05/2016 17:22:18

Adorei!


x