ES

Um lugar fresco para seu melhor amigo

Com as altas temperaturas, os mascotes devem ser tratados com maiores cuidados

03 de Novembro de 2015

Normalmente, quando as temperaturas se elevam, os animais procuram instintivamente um lugar fresco. Os toldos Stobag oferecem, tanto aos proprietários quanto aos como bípedes e quadrúpedes, uma sombra confortável e fresca. Equipe seu toldo com um automatismo da Stobag. Este sensor abrirá seu produto antes que o terraço se esquente, mesmo que você esteja dando um passeio.

 

 

Qual é a diferença entre a exaustão pelo calor e a insolação?
A exaustão pelo calor se trata de um verdadeiro superaquecimento de todo o organismo. Sob o efeito das altas temperaturas, o corpo não consegue expelir o calor gerado em excesso em um tempo curto. Ao contrário de nós, nossos animais de estimação contam com uma especial desvantagem ao não poder transferir o excesso de calor do corpo através do suor. Para isso, contam apenas com as glândulas sudoríparas das patas e com a respiração ofegante. Outros fatores desfavoráveis são a idade e o esforço corporal ou a excitação. Os animais muito jovens, sem um controle de temperatura que funcione adequadamente, e as raças de cachorros muito pequenas são particularmente vulneráveis. Também se deve dar uma atenção especial aos pássaros ou coelhos cujas gaiolas estejam no sol, uma vez que não têm chances de escapar do calor. As casinhas dos animais de estimação não oferecem proteção suficiente.

 

 

O risco de sofrer a exaustão pelo calor aumenta quando se realizam esforços físicos com elevadas temperaturas externas.
Ofegar, salivar e suar retira do corpo uma grande quantidade de fluidos. Se esta perda não é compensada ingerindo líquidos, aumenta-se a carga a qual a corrente sanguínea é submetida. Para garantir a irrigação de sangue nos órgãos principais, o corpo reduz a circulação sanguínea na pele, reduzindo ainda mais o calor residual que pode ser liberado. Se o organismo permanece superaquecido, pode ocorrer a exaustão pelo calor. Isso pode se manifestar de diferentes maneiras: além da pele quente e seca, podem existir convulsões, febre elevada, respiração superficial irregular, vômitos, apatia e até mesmo perda da consciência.

 

 

A insolação ocorre como um resultado da incidência direta dos raios solares sobre a cabeça e o pescoço.
Na insolação, ocorre um acúmulo de calor no cérebro. Comparado à exaustão pelo calor, a insolação é rara nos animais devido à sua cabeça e seu corpo terem pelos. No entanto, quando exposto por longos períodos no sol forte, podem sofrer insolação. Os sintomas são parecidos com os da exaustão pelo calor.

 

 

Em caso de suspeita de exaustão pelo calor ou de insolação, leve o animal imediatamente para a sombra ou para um local fresco, molhe-o com água fria ou coloque compressas frias na cabeça e na garganta. Dependendo do estado do animal, será necessário ir rapidamente ao veterinário (cuidado ao realizar o transporte se o carro estiver muito quente). O veterinário poderá administrar medicamentos de emergência.

 

 

Dicas para os dias quentes:

  • No verão, não exponha o animal ao sol nem o prenda no sol (atente ao movimento do sol)
  • Realize longas caminhadas apenas durante as horas frias da manhã e à tarde
  • Evite submeter o animal a esforços físicos
  • Mantenha bastante água fresca disponível
  • Apatia, tremores, convulsões, respiração ofegante e vômitos podem ser indicadores de exaustão pelo calor. Molhe o animal com água fria ou coloque compressas frias na cabeça e na garganta e procure um veterinário imediatamente.


Deixe seu comentário

OU

deslize o botão para liberar o envio

x